Segunda, 16 de Junho de 2025 10:04
11 947887744
Esportes | Lazer | Cultura Cultura

Advogado e escritor José Roberto de Castro Neves é eleito para a ABL.

Ele irá ocupar a cadeira 26 da academia.

29/05/2025 21h00
Por: Clara Morais Fonte: Agencia Brasil
© IAB/Divulgação
© IAB/Divulgação
São Paulo (SP), 29/05/2025 - Advogado José Roberto de Castro Neves. Foto: IAB/Divulgação
© IAB/Divulgação
Versão em áudio

Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira (29) o advogado e escritor José Roberto de Castro Neves para ocupar a cadeira 26, sucedendo Marcos Vilaça, que faleceu em março deste ano.

Foi eleito com 27 votos, contra sete recebidos pelo escritor e editor Rodrigo Lacerda.

Castro Neves é professor de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É autor de 18 livros sobre história, literatura e direito, com vendas que totalizam cerca de 200 mil exemplares.

Como os advogados salvaram o mundoMedida por medidaDireito em ShakespeareOs grandes julgamentos da História e Ozymandias são algumas de suas obras.

“É um estudioso da língua portuguesa e tem livros que tratam da influência da literatura em diversos campos. Certamente, vai nos ajudar nesta fase em que estamos explorando a variedade da importância da língua portuguesa. José Roberto é uma pessoa indicada para nos ajudar a aprofundar estes estudos”, disse o presidente da ABL, Merval Pereira, sobre o novo imortal. 

O acadêmico Carlos Nejar parabenizou a academia pela escolha de José Roberto Castro Neves.

“Escritor, jurista, e sobretudo um intérprete de Shakespeare. Também um estudioso da relação entre literatura e direito e autor de muitos livros. Penso que ele vai somar nesta Casa. Trabalhando em prol da nossa cultura, como tem feito de maneira solitária e solidária.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.