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Fórmula E: veja como as inovações da categoria devem sair das pistas e chegar no seu carro elétrico.

veja os bastidores da etapa de São Paulo da categoria para mostrar as tecnologias que podem inspirar soluções para os carros de passeio nos próximos anos.

12/04/2025 21h20 Atualizada há 3 semanas
Por: Clara Morais Fonte: g1
Fórmula E: veja como as inovações da categoria devem sair das pistas e chegar no seu carro elétrico.

A Fórmula 1 sempre foi uma grande impulsionadora de novas tecnologias para carros. Dela surgiram inovações como os freios ABS, controle de tração, volante multifuncional e vários avanços nos motores.

Mas uma parte importante do progresso tecnológico vem agora de outras categorias. A Fórmula E, competição entre carros 100% elétricos, deu um novo impulso ao desenvolvimento de tecnologias que vão das pistas para as ruas.

Uma inovação interessante da Fórmula E que pode chegar aos carros de produção é uma nova solução de recarga de baterias, mais eficiente e rápida. Na etapa de Jeddah, na Arábia Saudita, a categoria começou a testar um sistema de carregamento ultrarrápido durante a corrida, semelhante ao famoso pit stop dos carros a combustão.

Além da solução de carregamento, as montadoras também podem explorar novas soluções de regeneração de energia, de propulsão, entre outras. Veja abaixo como podem funcionar algumas delas.

Fórmula E é uma das categorias que ajuda as montadoras na criação de novas tecnologias — Foto: Divulgação | Porsche

Fórmula E é uma das categorias que ajuda as montadoras na criação de novas tecnologias — Foto: Divulgação | Porsche

Nesta temporada, o carro de Fórmula E chegou à terceira geração e traz evoluções consideráveis. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, ficou um segundo mais rápida.

Agora, um carro da categoria leva apenas 1,82 segundo para atingir essa marca. Apesar de a velocidade máxima continuar em 322 km/h, a arrancada ficou 30% mais rápida.

O novo sistema de tração nas quatro rodas foi um dos responsáveis por esse bom resultado. Na geração passada, apenas as rodas traseiras despejavam potência no chão.

Carros da Fórmula E já desenvolvem soluções para os carros elétricos de rua — Foto: Divulgação | Nissan

Carros da Fórmula E já desenvolvem soluções para os carros elétricos de rua — Foto: Divulgação | Nissan

Veja mais na ficha técnica abaixo:

 

  • Potência no modo normal: 250 kW (aproximadamente 390 cv);
  • Potência do modo ataque: 350 kW (aproximadamente 470 cv);
  • Bateria: 38 kWh;
  • Peso do carro: 860 kg;
  • Peso da bateria: 280 kg;
  • 0 a 100 km/h: 1,82 segundo;
  • Velocidade máxima: 322 km/h.

 

Da rua para as pistas

 

Quando a Fórmula E começou, equipes como Nissan, Porsche, Mahindra e Yamaha não tinham experiência no desenvolvimento de carros de fórmula, muito menos com motores 100% elétricos.

No caso da Nissan, o elétrico Leaf ajudou no desenvolvimento do carro de Fórmula E, explica Tommaso Volpe, chefe da equipe da montadora na Fórmula E.

 

“Primeiro fizemos a jornada da rua para a pista, e agora está começando o caminho inverso, da pista para as ruas”, explica Volpe.

 

Time da Nissan tem mais engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento de softwares do que mecânicos — Foto: Vinicius Montoia | g1

Time da Nissan tem mais engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento de softwares do que mecânicos — Foto: Vinicius Montoia | g1

Para tornar a Fórmula E mais dinâmica, a categoria utiliza um dispositivo chamado "modo ataque" (attack mode), que libera mais potência para o carro durante cinco minutos. Esse modo fornece 100 kW adicionais ao piloto.

Com o modo ataque, a potência do carro aumenta de 390 para 470 cv, o que equivale a adicionar a potência de um motor 1.0. Segundo a Porsche, a principal tecnologia vinda do time da Fórmula E para seus carros de rua foi o modo ataque.

O novo Porsche Taycan Turbo GT, lançado no Brasil em março deste ano, adotou a tecnologia desenvolvida nas pistas e isso o entrega 163 cv de potência, elevando a potência máxima do sistema para 952 cv.

A evolução veio do time de corrida, uma vez que o Taycan Turbo S disponibilizava o antigo "Push to Pass" (botão de ultrapassagem) que elevava a potência em 95 cv e só podia ser acionada a cada 10 segundos. O atual Modo Ataque pode ser acionado novamente a cada quatro segundos.

 

"É uma função bastante útil em caso de ultrapassagens em estradas ou utilização em circuito", diz Leandro Rodrigues Sabes, gerente sênior de comunicação da Porsche Brasil.

 

A quarta geração dos carros da Fórmula E já está em desenvolvimento. Os engenheiros da Nissan afirmam que o novo modelo será capaz de entregar 600 kW de potência, o que corresponde a 800 cv.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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