O Palmeiras deu um presente de ano novo para sua torcida. Nesta terça-feira, o time paulista anunciou a contratação do atacante Paulinho, ex-Atlético-MG, que assinou contrato até dezembro de 2029. O jogador de 24 anos é o segundo reforço oficializado pelo Verdão, o primeiro foi o uruguaio Facundo Torres, que estava no Orlando City, dos Estados Unidos.
— A minha reação à proposta foi como da primeira vez, do primeiro convite do Palmeiras, há alguns anos. Se não me engano, essa foi a terceira ou quarta tentativa do clube. E eu sempre fui muito solícito e grato por esse reconhecimento. É um clube enorme do Brasil e do mundo e eu sei o quanto essa camisa pesa. Estou muito feliz de agora poder representar esse clube que tem tanta história — afirmou Paulinho.
"Arqueiro alviverde", escreveu o Palmeiras.
Pelo Atlético-MG, o atacante de 24 anos disputou 120 jogos, marcou 50 gols e deu 12 assistências, em dois anos. Ao todo, ele conquistou o Campeonato Mineiro duas vezes, foi artilheiro do Brasileirão em 2023 e ajudou o Galo nas campanhas da Copa do Brasil e da Libertadores desta temporada.
A transferência de Paulinho para o alviverde é a movimentação mais cara desta janela, até o momento. O negócio entre as equipes envolve dinheiro e troca de atletas. O Paulista vai pagar 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões na cotação), além de mandar os meias Gabriel Menino e Patrick — capitão do sub-20 à Cidade do Galo.
Recentemente, o atacante passou por um procedimento cirúrgico na perna direita e só deve retornar aos gramados a partir março. O jogador sofreu uma fissura óssea na canela direita no início do ano e jogou durante toda a temporada lesionado.
Um dos sócios da SAF do Atlético-MG, Rubens Menin, já havia confirmado a venda do atacante ao Palmeiras, nesta segunda-feira, em entrevista realizada para rádio Rede 98. Ele afirmou que a proposta recebida por então camisa 10 da equipe foi "excepcional", e garantiu que o valor embolsado será destinado para novas contratações.
— Achamos que tínhamos uma boa oportunidade com o Paulinho. Ele tem uma proposta muito boa do Palmeiras, excepcional. Vamos usar esse dinheiro para reforçar o plantel, não para pagar dívida. Vamos reforçar para dar um equilíbrio maior para o elenco do Atlético-MG — disse Menin.