Segunda, 07 de Outubro de 2024 04:35
11 996372742
Brasil | Mundo | Política Luto

Maria da Conceição Tavares, economista e professora, morre aos 94 anos.

Portuguesa de Aveiro, ela se naturalizou brasileira e virou referência no pensamento desenvolvimentista. Foi professora da UFRJ e da Unicamp, deputada federal e conselheira do PT.

08/06/2024 16h22 Atualizada há 4 meses
Por: redação Fonte: G1
Maria da Conceição Tavares, economista e professora, morre aos 94 anos.

A economista Maria da Conceição Tavares morreu em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (8). Nascida em Aveiro, Portugal, ela era brasileira naturalizada e tinha 94 anos.

Maria da Conceição foi deputada federal entre os anos de 1995 e 1999 e professora de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp).

Também foi conselheira do Partido dos Trabalhadores (PT) e ganhou prêmios como escritora.

Vida e trajetória
Portuguesa de Aveiro, Maria da Conceição formou-se em matemática pela Universidade de Lisboa em 1953. No ano seguinte, migrou para o Brasil para escapar da ditadura portuguesa de Salazar.

No Brasil, cursou Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde concluiu a graduação em 1960.

Segundo a Universidade de São Paulo, o ensaio "Auge e declínio do processo de substituição de importações", de 1972, foi um "marco no estudo do processo de industrialização do Brasil e tornou-se clássico na literatura especializada".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.