Segunda, 07 de Outubro de 2024 05:47
11 996372742
Esportes | Lazer | Cultura Cinema

Documentário sobre os inimigos de Lampião estreia no Belas Artes.

Dirigido pelo cineasta Marcelo Felipe Sampaio, com roteiro do jornalista e historiador Moacir Assunção, vai estrear dia 14 de abril.

08/04/2024 13h52 Atualizada há 6 meses
Por: redação Fonte: Moacir Assunção
Documentário sobre os inimigos de Lampião estreia no Belas Artes.

 

O documentário Acordo com Lampião¿ só na boca do fuzil!, dirigido pelo cineasta Marcelo Felipe Sampaio, com roteiro do jornalista e historiador Moacir Assunção, vai estrear dia 14 de abril, domingo, a partir das 12h30, no Cine Reag Belas Artes (Rua da Consolação, 2423, região central de São Paulo). O filme, de aproximadamente 1h30 minutos, conta a história dos principais inimigos de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), o maior bandoleiro da história do Brasil. Tratam-se dos nazarenos, moradores da pequena vila de Nazaré do Pico, distrito de Floresta, no sertão pernambucano.

O filme conta as histórias de personagens praticamente desconhecidos do grande público como Davi Jurubeba, Mané Neto, Odilon Flor e Euclides Flor, todos nazarenos, que combateram Lampião durante boa parte dos anos 1920 e 1930. “Eram os inimigos mais temíveis, que eram os únicos temidos pelos cangaceiros. Lampião chegou a dizer que se os macacos (policiais) viessem sem Mané Neto era a mesma coisa que nada. Em outros momentos, confidenciou a interlocutores ter se arrependido de iniciar a guerra contra Nazaré”, afirma Assunção. O livro do historiador, Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Realejo, 2021), finalista do Prêmio Jabuti 2008, serviu de base para o filme.

Na exibição, que depois terá um bate-papo com os autores da obra, o público verá entrevistas dos principais pesquisadores do cangaço, como Frederico Pernambucano de Mello, do filho do policial que comandou a volante responsável pela morte de Lampião, Paulo Britto, de descendentes dos nazarenos e dos próprios, em gravações antigas. Saberá que os nazarenos, que Lampião chamava de “os Nazaré” haviam sido, no passado, amigos de Lampião e seus irmãos, Livino e Antônio, que viveram em Nazaré depois de saírem de Serra Talhada, sua cidade natal, por causa de brigas com vizinhos. Depois de sofrerem desfeitas do futuro cangaceiro, entretanto, se tornaram seus mais terríveis inimigos, embora fossem antes somente pacíficos agricultores e criadores de gado. “Conhecer essa história nos trará a lembrança do chamado Brasil profundo, praticamente desconhecido da maior parte dos brasileiros”, afirma o cineasta Marcelo Felipe Sampaio.

O documentário Acordo com Lampião¿ só na boca do fuzil! é fruto do cinema independente. Durante dois anos, sem apoio estatal ou qualquer forma de patrocínio, os autores percorreram várias regiões do Nordeste para realiza-lo. Depois da estreia no Reag Belas Artes, deve estrear, também, nos canais de streaming.

Serviço:

A exibição de estreia, com entrada franca, será no dia 14/04, a partir das 12h30, no Cine Reag Belas Artes – Rua da Consolação, 2423, próximo á Avenida Paulista e ao lado da estação Paulista da linha amarela do Metrô.

Após a exibição do filme, haverá uma rápida discussão do público com os cineastas. Serão sorteadas camisetas alusivas ao filme e dois livros Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Realejo). As empresas MS Produções, Minemosine, Memória, História e Produção Cultural e Casa do Podcast são apoiadoras desse projeto.

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
ErickHá 6 meses São Caetano do SulO trailer me deixou nem curioso, quero bastante ver esse filme!
Francisco Moacir Assunção FilhoHá 6 meses SÃO PAULOAguardamos todos e todas lá, grande abraço. Prestigie o cinema independente nacional!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.