A Seleção Brasileira foi eliminada do Pré-Olímpico ao perder por 1 a 0 para a Argentina na tarde desse domingo (11), em Caracas, graças a um gol de cabeça marcado a partir de um cruzamento que veio do lado esquerdo. As bolas aéreas da Argentina vinham sendo um ponto forte do maior rival do Brasil no torneio. O técnico Ramon Menezes sabia disso e alertou seus jogadores. Mas, mesmo assim, a Seleção não conseguiu deter o lance.
Depois, em entrevista coletiva no Estádio Brígido Iriarte, Ramon fez uma análise da partida. Reconheceu que seu esquema tático evitou que os argentinos criassem situações de perigo pelo meio e lamentou que o único gol do jogo tenha sido feito a partir de uma bola levantada na área do goleiro Mycael e aproveitada pelo atacante Gondou, que se antecipou à dupla de zaga brasileira.
“O jogo muitas vezes é feito de detalhes. Estávamos com o controle da partida, tínhamos acabado de criar as duas melhores oportunidades do jogo, com Gabriel Pec e John Kennedy, mas num detalhe, numa jogada sobre a qual havíamos conversado com nossos jogadores, o Barco teve a chance de fazer o cruzamento para Gondou marcar o gol.”
O técnico admitiu sua responsabilidade pelos resultados da Seleção no Pré-Olímpico e eximiu os jogadores de culpa para a eliminação brasileira. Mais uma vez, ele voltou a elogiar os adversários sul-americanos e disse que o nível do futebol no continente tem melhorado bastante ultimamente.
“Sabíamos que ia ser uma competição muito difícil, com equilíbrio e todos em busca de duas vagas para a Olimpíada de Paris. Claro que é frustrante, é desagradável, mas esses jogadores precisam levantar a cabeça, são jovens e são de uma geração que ainda vai dar muitas alegrias aos brasileiros”, declarou Ramon.
Ele também enfatizou que o Brasil perdeu um clássico e que jogos com a Argentina, devido à tradição e rivalidade, sempre tendem a ser imprevisíveis. Ramon citou ainda os desfalques da equipe ao longo da competição. Três titulares, o zagueiro Michel, o lateral Kaiki Bruno e o volante Marlon Gomes foram desconvocados - os dois primeiros por causa de lesão muscular e Marlon em razão de uma fratura na fíbula esquerda.