Domingo, 15 de Setembro de 2024 01:13
11 996372742
Saúde | Sustentabilidade Saúde

Dengue em SP: casos dobram na capital e acendem alerta entre médicos.

Crescimento tem sido registrado também na rede privada; para médico David Uip, tendência é de avanço mais acentuado nas próximas semanas.

27/01/2024 13h45 Atualizada há 7 meses
Por: redação Fonte: metrópoles
Dengue em SP: casos dobram na capital e acendem alerta entre médicos.

Os casos de dengue têm aumentado consideravelmente nos últimos meses na cidade de São Paulo. No ano passado, a capital teve 13.716 registros, uma alta de 13% em relação a 2022. Neste ano, somente nas três primeiras semanas de janeiro, o número dobrou em comparação ao mesmo período de 2023, com 861 casos frente aos 429 do ano passado.

Ainda em 2023, foram registradas 10 mortes em decorrência da dengue na capital — três mortes ainda estão em investigação. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, foram registradas quatro mortes em todo o estado paulista até 20 janeiro de 2024. A capital ainda não registrou mortes neste ano.

Com o avanço preocupante da doença, a Prefeitura de São Paulo até decidiu reforçar o efetivo de servidores da saúde para combater a dengue. A partir de fevereiro, o número de agentes em campo passa de 2 mil para 12 mil.

A nova estratégia contará com a participação dos agentes de promoção ambiental (APAs) e os agentes comunitários de saúde (ACSs), empenhados na identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Hospitais
Na rede privada, o avanço dos casos de dengue também vem sendo registrado. Os hospitais da Rede D’Or São Luiz contabilizaram, em janeiro deste ano, um aumento médio de 443% no número de pacientes diagnosticados com a doença, na comparação com o primeiro mês de 2023, na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo.

A maior alta proporcional foi verificada no pronto-socorro do São Luiz Anália Franco, na zona leste da cidade, com 833% mais pacientes com a doença atendidos entre 1º e 20 de janeiro, em relação a igual período do ano passado.

Já no São Luiz de São Caetano, no Grande ABC, o total de casos confirmados subiu 675%, enquanto na unidade Morumbi, na zona oeste da capital, houve alta de 520%.

O Hospital São Luiz do Itaim, na zona sul, registrou aumento de 385% nos atendimentos por dengue entre 1º e 20 de janeiro, enquanto no do Jabaquara a alta foi de 266% e, na unidade de Osasco, 245%.


Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.